Descrição

Para este trabalho, sendo o tema a representação de uma actividade, decidi representar todo o processo de produção da broa de Avintes. O primeiro passo foi ir até à padaria para poder ver o que poderia ser feito.
A representação desta actividade não poderia fugir muito ao fabrico da broa desde a preparação da massa até à sua venda.
Ao fotografar, deparei me com algumas dificuldades, uma vez que é uma actividade muito rápida e em que os profissionais estão em constante movimento (estando por isso algumas fotos desfocadas), por isso tentei escolher as que tinham uma melhor qualidade e conseguiam produzir sentido. Para criar uma harmonia no trabalho e para que as fotografias tivessem uma sequência, pô-las na ordem em que decorre a produção da broa: foto 1, o acender do forno, realçado pela cor viva das brasas; foto 2, massa na masseira; foto 3, o polvilhar a farinha na massa, preparação; foto 4, retirar a massa da masseira; foto 5, passar pela farinha; foto 7, dar forma à massa; foto 8, meter no forno; foto 9, fechar o forno para a cozedura; foto 10, abertura do forno; foto 11, preparar para retirar a broa; fotos 14 e 16, o cansaço dos trabalhadores; foto 18, a satisfação dos clientes. Em muitas fotografias é apresentado o trabalho em movimento, existindo aqui uma figura de estilo, metonímia, pois há causa – efeito.
Decidi manter as fotografias originais, ou seja, só trabalhei ao nível da cor no Photoshop, para que as imagens representassem o mais possível todo o espaço e toda a actividade, principalmente a presença da cor branca que é uma cor bastante ligada a este tipo de actividade (uniforme dos padeiros, farinha, etc.), para que o receptor se identifique mais facilmente com a actividade e, assim, compreenda cada etapa da produção, ou seja, cada imagem que representa uma fase.
Relativamente à sua composição, utilizei um enquadramento horizontal para que dê uma sensação de visão geral, mais ampla. Utilizei, também, planos gerais (valor descritivo), planos médios (para relacionar sujeitos e objectos) e grande plano (valor psicológico). Tentei usar os vários planos para conseguir transmitir certas sensações e percepções em cada movimento.
Quanto aos ângulos emprego, em quase todas as fotos, o ângulo normal (a câmara ao nível dos olhos) e na foto 15 uso um ângulo picado (de cima para baixo) para tentar mostrar a profundidade do cesto onde se encontra a broa.
O texto que escolhi penso que se relaciona bastante bem com o resto do trabalho pois trata-se dum poema que descreve, retrata toda a actividade da produção da broa de Avintes. A tipografia é bastante simples mas ao mesmo tempo chamativa (negrito) para mostrar que algo tão simples como uma broa pode representar, ser um símbolo, um modo chamativo da própria cidade.
Ao nível da conotação, penso que as fotografias transmitem esforço e prazer (pela produção de algo tão conhecido e apreciado e pelo próprio sentimento dos clientes). Penso que é fácil apercebermo-nos, através das imagens, que é uma actividade que requer bastante trabalho e empenho, sendo estes os principais elementos que encontro em relação à conotação.
Por último, as fotografias em que surge representada a broa, está trabalhada (está dividida) para relacionar com a forma como é distribuída a broa, ou seja, aos bocados.
Em cada fotografia tentei transmitir o que se passa a cada momento num dia de preparação da Broa de Avintes. Representei cada passo da sua produção captando todas as pessoas que estão envolvidas nesta actividade, assim como a “reacção” e a finalidade para que é feito este produto, fotografando, por esse motivo, os clientes que habitualmente compram a broa.
Ao analisar e, depois, ao realizar cada fotografia, tentei não abordar directamente a actividade, mas foi algo difícil pois cada etapa era importante para que fosse perceptível o meu objectivo, mas mesmo assim, tentei, por vezes, inserir alguma subjectividade nas imagens, principalmente, nas que os principais elementos são as pessoas, como acontece no caso das fotografias 14, 16 e 19.
O book apresentado está forrado com papel de saco (farinha) utilizado e embrulhado nos sacos em que é distribuída a broa de Avintes.

Nenhum comentário: