Uma disciplina que estuda métodos para criar, armazenar e manipular modelos geométricos e gráficos, recorrendo ao uso de computadores.
• Tecnologia para apresentar informação. (MIT)
• Computação Gráfica vs. Visão de Computador
Usos da Computação Gráfica
• CAD, Modelação e Animação 3D
• Entretenimento -Filmes e Jogos
• Visualização Científica
• GUI -Graphics User Interface
• Realidade Virtual & Realidade Aumentada
• Simuladores de Voo, Treino e Educação
• Arte Digital e Multimédia...
Realidade Aumentada
• A Realidade Aumentada é um domínio recente da Informática que combina Computação Gráfica com Visão por Computador.
• O principal objectivo da Realidade Aumentada consiste em integrar, em tempo real, objectos virtuais num vídeo de uma cena real.
• Por exemplo, colocar um “Ford modelo T” virtual em cima de uma mesa real.
A mesa real é filmada através da webcam,que poderá, ou não, estar em movimento.
• Em seguida, o computador irá acrescentar o automóvel virtual sobre o vídeo capturado de tal forma que dê a sensação do automóvel estar realmente colocado sobre a mesa.
• Tudo isto é realizado ao vivo e em tempo real, ao contrário do que sucede num filme ou numa animação.

Camadas de Software Gráfico
SoftwareRAM
API Gráfica
Aplicação Gráfica
Driver -Placa Gráfica
SoftwareROM
BIOS Gráfica
O Paradigma Gráfico
Modelação -> Animação ->Rendering
O novo Paradigma
Digitalização3D - > Captura deMovimento - >Image-BasedRendering
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