Animação Digital


A animação digital é a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores. É um ‘subcampo’ da computação gráfica e da animação. São criados cada vez mais trabalhos com recurso aos gráficos de computador a 3D, embora os gráficos de computador a 2D sejam ainda usados. Regra geral, o destino da animação é o próprio computador, havendo no entanto excepções, como é o caso dos filmes feitos para propaganda e cinema.
A animação computacional 3D é a sucessora digital da animação por ‘stop motion’.
Uma das principais diferenças entre o desenho animado tradicional e a animação digital a três dimensões está no facto de na segunda haver uma ideia de profundidade, de perspectiva e de um ambiente mais próximo da realidade. Conhecidos filmes de animação como “The Incredibles”, “Monsters vs Alliens” ou “A idade do Gelo” foram feitos com a ajuda do desenho digital 3D. esta técnica é ainda utilizada em filmes tradicionais onde personagens criados em computadores interagem com actores reais, como acontece em “Scooby doo”.
Esta área da computação destinada à criação de imagens, em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. A computação gráfica actua em diversas áreas, tais como: o mundo das Artes (a nível da expressão artística, utilizando ambientes gráfico-computacionais como meio ou fim), da Arquitectura e Design de Produto, dos Jogos (onde está a maior aplicação da computação gráfica e a grande motivação para o seu desenvolvimento), do Cinema (no auxilio dos efeitos especiais como aconteceu em “Jurassic Park” ou “Exterminador do Futuro”, da Engenharia, da Medicina, entre outras.
O mercado actual de gráficos de computador 3D está em constante crescimento, prometendo estar sempre na linha da frente no que respeita a este tipo de tecnologia.

Nenhum comentário: